Todo pai quer ensinar ao filho o melhor caminho para a vida. Mas qual é o caminho correto? O questionamento, que pode ser feito diariamente na vida de muitas famílias, é o tema do curta espanhol Alike (“Igual”), produzido por Daniel Martínez e Rafa Cano Méndez.
Em 10 minutos, acompanhamos a história de Copi, um pai trabalhador, preocupado em criar o filho, Paste, da maneira certa. Ele cumpre horários, executa tarefas e ensina o filho a repetir este comportamento, sem nem refletir qual a relevância de tudo isso.
Com este enredo, a animação traz uma reflexão profunda sobre como comunicamos às crianças, em nossas atitudes, os papeis sociais que elas devem ter no mundo. Tendemos a copiar padrões que nos foram transmitidos, sem parar para refletir por que e para que nos comportamos assim. O conceito de “certo” e “errado” são valores sociais construídos historicamente. Mas, mais importante do que reproduzir um padrão de comportamento, é refletir sobre o que é importante e o que funciona para cada indivíduo e cada família.
Cheio de sensibilidade e poesia, o filme pode ser um bom aliado para aqueles, sejam pais ou educadores, que querem propor às crianças uma discussão sobre sociedade, cultura, valores familiares e relações interpessoais. Assista!