São diversos os sinais, em especial nas redes sociais, de que o mundo vai mal das pernas. Mas quando a imagem de uma mãe amamentando sua filha se torna alvo e veículo de críticas e até mesmo ódio, é certo que se atingiu um novo patamar. Pois foi o que aconteceu com a modelo Tamara Ecclestone, filha do chefe executivo da Formula 1, Bernie Ecclestone, depois dela postar uma foto dando de mamar para sua filha, de quase três anos.

A imagem foi publicada no seu Instagram com o intuito de incentivar a amamentação e principalmente a que as mães parem de “esconder” o ato de alimentar seus filhos pequenos. Nos comentários, no entanto, rapidamente o debate se instaurou: enquanto uns elogiavam a beleza da foto e o gesto da modelo, muitos a criticaram, pelo “excesso de exposição” e por ainda dar de mamar a uma criança da idade de sua filha.

Tamara em seguida postou outra foto, como espécie de resposta à, pasmem, “polêmica”, com um longo texto que, em trecho, dizia: “Eu apoio e empodero todas as mulheres e pessoalmente acredito que o ódio é pesado e faz mal para a alma”. Alimentar um bebê é algo que faz bem para a criança, essencial para a saúde de qualquer pessoa, e não pode ser, de forma alguma, um tabu. É comum, no entanto, que seja visto como gesto obsceno, por exemplo, uma mãe dando de mamar em um lugar público. Quando esse tipo de questão ainda acende o debate e permanece como polêmica, é certo que ainda há muito leite a ser derramado para que um gesto tão essencial e amoroso seja visto como de fato é.