Você sabia que as notas altas na escola, a boa concentração, a memória infalível e toda a agilidade para resolver qualquer tipo de problema podem estar relacionados diretamente ao amor de mãe? Sim. Se você é uma dessas pessoas, hora de ligar e agradecer a todo o carinho dispensado pela mãezona lá na infância. 

A conclusão é de um estudo liderado pela psiquiatra americana Joan Luby, da Universidade de Washington. Segundo a pesquisa, uma importante área do cérebro cresce duas vezes mais rápido em crianças cujas mães são afetuosas e presentes em seu cotidiano. Esse fenômeno ocorre nos primeiros seis anos de vida da criança, e não pode mais ser compensado.

Segundo a neurociência, isso ocorre porque é nos primeiros anos de vida que o cérebro está passando por um crescimento rápido e decisivo, podendo ser facilmente moldado de acordo com os estímulos externos.

A área do cérebro das crianças atingida positivamente por mães presentes e carinhosas é o hipocampo, responsável por funções como a memória, aprendizado e controle das emoções.

De acordo com a pesquisadora responsável pelo estudo, um dos objetivos de seu trabalho é mostrar aos pais a importância de demonstrar afeto e oferecer estímulos positivos nos primeiros seis anos de vida da criança. Isso resulta em adultos mais capazes e preparados emocionalmente.

Partiu encher os pequenos de muito carinho?