Nós adoramos ninar nossos pequenos. É um prazer enorme ficar com eles no colo e sentir a calma e o amor que vem dessa relação entre pais e filhos. O livro Quero Colo retrata como funciona essa relação m diferentes países, culturas, comportamentos e contextos sociais. 

A obra foi escrita e ilustrada por dois nomes de peso da literatura infantil contemporânea, Stela Barbieri e Fernando Vilela. Para responder a essa questão - ou, quem sabe, abrir ainda mais a interrogação -, os autores resolveram criar uma obra para bebês em que esta questão estivesse presente. Em cada página, uma defesa diferente do colo e do afeto no desenvolvimento das crianças.

A proposta acabou se tornando uma ode à criação com apego. Mostrando como a necessidade de amparo e proteção é universal e corresponde a uma das mais indispensáveis demandas da vida de uma criança. Na história, tem o colo do pai palhaço, do pai gorila, da avó, da mãe africana, da mulher indígena, do canguru e até dos esquimós.

A partir do entendimento de que as primeiras descobertas e explorações sobre o mundo acontecem quando os bebês estão no colo, o livro propõe uma reflexão sobre a importância de garantir este lugar seguro de acolhida e cuidado para os pequenos em seus primeiros anos de vida. É, portanto, um reforço da importância da presença da família e da construção dos vínculos afetivos na primeira infância, afinal, é assim que a criança constrói as bases emocionais que irão acompanhá-la pelo resto da vida.