Ação e aventura não são exclusividade dos meninos. As meninas também amam enfrentar bandidos para salvar o mundo do mal. Duvida? Eu não. Percebo claramente como as garotas estão cada vez mais assumindo posições de protagonistas na sociedade, e as marcas que assimilam isso estão contribuindo para essa mudança. A Mattel é uma delas. 

A marca entra nesse novo cenário justamente com um brinquedo simbólico para as meninas: as bonecas. Uma nova coleção acaba de chegar às lojas, trazendo super-heroínas no lugar daquelas personagens românticas e delicadas.

“Os pesquisadores descobriram que as meninas não queriam que as super-heroínas fossem demasiadamente femininas. Uma menina queixou-se que os brinquedos pareciam mais perfeitinhos do que os super-heróis, e outra indicou que a Mulher Maravilha, por sua vez, era muito magra. Eu então instrui a equipe a mudar detalhes e ainda fiz uma pesquisa com uma equipe de feministas, blogueiros e acadêmicos para obter feedback dos consumidores", conta um dos designers da coleção.



A DC Super Hero Girls traz modelos de super-heroínas baseados em diversas figuras das histórias em quadrinho e televisão. A ideia, embora lançada pela Toy Box, uma start up dentro da própria Mattel, tem crescido cada vez mais e rapidamente desenvolve novas chances de venda no mercado.

A coleção, em parceria com a DC Comics, apresenta nomes bem conhecidos como Mulher Maravilha, Batgirl e Supergirl, bem como outros personagens como Arlequina (Harley Quinn), Hera Venenosa (Poison Ivy), Bumblebee, Katana. As bonecas estão disponíveis em dois tamanhos e acompanham vídeos e jogos para celular.

Eu saúdo a ideia. Além de uma grande estratégia de marketing, é um passo importante para empoderar meninas e mulheres e mais: conscientizar os próprios meninos de que todos, independentemente de gênero, somos parceiros de brincadeiras.