A gente já desconfiava, mas as pesquisas comprovam: ter aulas de música desde criança traz impactos positivos no futuro. De acordo com estudo realizado na Universidade de Amsterdã (Holanda), crianças que estudam música tendem a desenvolver habilidades cognitivas importantes para a vida acadêmica.

As aulas de música, segundo a pesquisa, "afiam" o raciocínio linguístico, a memória de longo prazo e o planejamento, características que levam a um melhor desempenho acadêmico. Aulas visuais de arte também aparecem como um conteúdo capaz de aperfeiçoar a memória visual e espacial das crianças. Além de serem uma delícia para os pequenos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Apesar dos resultados do estudo, feito ao longo de dois anos, a educação musical tem desaparecido do currículo de muitas escolas ao redor do mundo, já que vem perdendo espaço para conteúdos considerados "mais acadêmicos".

Os cientistas esperam que as descobertas ajudem a ressaltar a importância da música e das artes para a cultura humana e para o desenvolvimento de habilidades cognitivas. “Música e artes são conteúdos que supostamente devem ser aplicados durante toda a educação primária na Holanda até 2020. Porém, considerando nossos resultados, esperamos que essa pesquisa dê base para o desenvolvimento de políticas para reintegrar os conteúdos em escolas ao redor do mundo”, diz um dos pesquisadores.

O estudo foi desenvolvido pelo Ministério de Pesquisa e Educação da Holanda em parceria com centros de educação artística.