Você conhece o site Contrate uma Mãe? Achei a iniciativa interessante, já que inúmeras pesquisas comprovam que mulheres, especialmente mães, ainda sofrem preconceitos no mercado de trabalho, como ganhar menos que seus pares masculinos ou enfrentar demissões após o retorno da licença maternidade. Muitas mulheres também deixam de ser contratadas por terem filhos ou por estarem em idade de serem mães. Absurdos contra os quais lutamos diariamente. 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Pois o site na verdade é um banco de currículos só para mães e foi criado pela agência TeamWorker. Várias empresas de grande porte já se tornaram parceiras. Além de cadastrar currículos, a plataforma gera conteúdo para enriquecer o repertório das mulheres que desejam conciliar os filhos com a carreira - como dicas de como retornar ao mercado após a maternidade.

Quem é mãe sabe muito bem: nossas habilidade e capacidade de organização só aumentam, mas, como muita gente ainda duvida, o site traz notícias de pesquisas feitas sobre o assunto.

Segundo eles, muitas habilidades importantes para o mercado de trabalho também nascem com a maternidade – e não seriam necessários dados científicos para provarmos isso. De qualquer forma, há estudos que confirmam "o que a gente já sabe por intuição". O Contrate uma Mãe cita o Royal Holloway, da Universidade de Londres, que publicou que a gestação aumenta as atividades neurais do lado direito do cérebro – justamente a parte responsável pelas capacidades cognitivas ligadas à criatividade, ao relacionamento interpessoal, à percepção e ao controle das emoções.

Para quem está se preparando para retomar a carreira - ou quer tomar um novo rumo -, vale ler a área de dicas e, quem sabe, cadastrar o currículo.