Brincar é básico e essencial para que a criança se comunique com o mundo - e os brinquedos cumprem papel importante nesse processo. Por isso, quanto mais diversidade existir neste momento, mais ampla será a visão que a criança terá do mundo. Nesse universo, a boneca (e os bonecos em geral) cumprem um papel importante. Citada pelo site Catraquinha, a educadora e pesquisadora Waldorf Nina Veiga explica que "a boneca é uma maneira de expressar simbolicamente aquilo que nos cerca".

É desse entendimento que têm surgido bonecas de perfis variados - não apenas físicos, mas também pelo papel que inspiram nas crianças, fazendo com que elas se sintam representadas no brinquedo. Recentemente, a marca australiana Leave It To Leslie, especializada em brinquedos de assistência à infância, lançou uma linha de bonecas e bonecos com características físicas de pessoas portadoras da síndrome de Down.

Com isso, o brinquedo funciona não só como elemento de identificação para crianças com essa condição genética, mas também como propulsor de uma maior diversidade para as outras crianças. Na página de apresentação do brinquedo, com linguagem bem didática e acessível, há uma descrição explicando o que é a síndrome, para estimular as famílias e começar um diálogo sobre o assunto.

Saiba mais sobre a síndrome de Down: