Bem menos famosa que as companheiras Diamantina, dos Veadeiros e dos Guimarães, a Chapada das Mesas é um destino de beleza impressionante. Escondidinha no sudeste do Maranhão, perto da divisa com o Tocantins, é lugar de cachoeiras, lagoas de águas cristalinas verdes e azuis e chapadões com vistas para além do horizonte. Saiba mais sobre o lugar:

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades


O QUE TEM LÁ?

O Portal da Chapada recebe os visitantes com uma paisagem bem diferente: uma fenda que parece ter sido esculpida à mão se ergue em numa enorme pedra e deixa ver a paisagem lááá longe emoldurada pelos tons de vermelho do arenito.

O Poço Azul não tem esse nome de graça. Dá só uma olhada na cor dessa água!

 Cachoeiras! A da foto abaixo é a do Capelão, que fica no Complexo da Pedra Caída, mas há muitas outras, cada uma com sua beleza especial.

Morros enormes com seus impressionantes chapadões. O da foto abaixo é o Morro do Chapéu, que tem 378 metros da altura.

QUANDO?
Depende. Entre maio e setembro chove muito pouco, o que é ótimo para curtir os passeios com água, mas pode dificultar as trilhas pela mata, já que a temperatura bate os 40 graus sem muita dificuldade. Entre outubro e fevereiro a chuva pode atrapalhar alguns passeios, mas ela geralmente vem e passa rapidinho. A temperatura é mais amena nessa época. Março e abril já são meses bem mais chuvosos. melhor evitar.

ONDE?
A base para a visita ao Parque Nacional da Chapada das Mesas é a pequena cidade de Carolina. O aeroporto mais próximo é o de Imperatriz.

E AS CRIANÇAS?
O ideal é fazer a viagem com crianças que já caminham com segurança e conseguem fazer pequenas trilhas. Há passeios com acesso quase total via carro, mas para aproveitar tudo o que a região oferece, é melhor esperar os bebês crescerem um pouquinho. Alugar um carro e passear pela Chapada é possível, mas com crianças a gente indica entrar em contato com agências de viagens da região, já que condições como a chuva podem interferir na qualidade dos acessos.