Sair do trabalho e, no caminho para casa, passar no mercado para fazer compras. Abrir a porta de casa exausta e ter roupa para lavar, filho para dar banho, jantar para preparar, compras para guardar, casa para varrer. Essa é a realidade da maioria das mulheres que trabalham fora: trabalhar dentro de casa também.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

A tal jornada dupla, já há muito debatida, recentemente colocou outra camada do dia a dia das mulheres trabalhadoras no centro das discussões sobre a vida doméstica: a carga mental.

Simplificadamente, a carga mental é a responsabilidade não só de ir às compras, mas de lembrar que faltou papel higiênico ou de anotar na agenda que é preciso comprar roupa de inverno para as crianças porque as do ano passado estão pequenas. Na maioria dos lares, essas são tarefas feminina.

É sobre isso que fala a charge do peruano Carlin, que viralizou após ser compartilhada no Twitter pelo bilionário indiano Anand Mahindra‏, que se viu pela primeira vez em uma jornada dupla ao passar uma semaninha como cuidador do neto. Ele publicou a imagem acompanhada do seguinte texto:

"Eu ajudei a cuidar do meu neto de um ano na semana passada e isso me trouxe a dura realidade dessa imagem. Saúdo cada mulher que trabalha e reconheço que os seus sucessos exigiram um esforço muito maior do que os seus pares masculinos."

Quem aí conhece alguém que anda precisando fazer essa reflexão?