É cada vez mais comum encontrar pessoas que elegem o home office como ambiente profissional. A lista de vantagens é grande - mas um dos desafios centrais é conciliar bem o tempo para não misturar vida pessoal e profissional 24 horas por dia. Quando se é pai ou mãe, esse cuidado deve ser redobrado para distribuir bem os momentos que serão dedicados aos filhos e aqueles em que você estará concentrado apenas no trabalho - inclusive fazendo reuniões virtuais. Misturar as coisas pode ser ruim tanto para as tarefas como para os filhos, que se sentirão sempre como intrusos no seu trabalho.     

Eu costumo muito trabalhar de casa, resolvendo pendências e fazendo reuniões online - e nesses momentos fica bem claro para a Donatella, minha filha, que a mamãe está trabalhando. Já quando estou com ela me dedico integralmente a atendê-la, seja lendo um livro, brincando ou acompanhando a uma aula de natação. Organização é fundamental para não misturar as coisas e acabar deixando a desejar tanto no trabalho como na atenção às crianças.

Veja alguma dicas para se organizar e fazer do home office uma opção viável e feliz:

ORGANIZAÇÃO: antes de mais nada, conciliar atividades profissionais e agenda de uma criança (ou mais) exige organização. Mantenha um cronograma regrado, com horários definidos e liste prioridades.

ROTINA: descubra seu ritmo e aprenda a conciliar com os horários adequados ao trabalho e aos filhos. Se você for mais produtivo à noite, use a tarde para resolver coisas da casa ou simplesmente brincar com seu filho. Prefere produzir de manhã? Acorde antes da criança e adiante outras atividades. Se seu filho vai à escola ou tira sonequinhas longas, aproveite esse período para produzir.

AJUDA: já falamos muito por aqui que os pais devem aprender a pedir ajuda (aceitar ajuda é diferente de delegar a criação dos filhos) e não se sentirem culpados por isso. Quem faz home office também passa por momentos em que ajuda é fundamental: pode ser um período a mais na escola, uma babá, uma visita aos avós ou tios. 

EXPLIQUE PARA O SEU FILHO O QUE VOCÊ FAZ: explique para o seu filho o que é home office e que trabalhar em casa não é “estar em casa” o tempo todo. Feito isso com paciência e cuidado, ele vai entender. E para eliminar qualquer “ranço”, você pode até incluir a criança nas atividades, delegando pequenas funções (separar materiais, por exemplo).