Faz quase 40 anos que um grupo de mães de Fortaleza resolveu construir a escola que queriam para os seus filhos com as próprias mãos. Na falta de onde sediar a estrutura, as primeiras aulas da Escola da Vila foram dadas no quintal da casa de uma dessas mães, Fátima Limaverde.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

A ideia era criar um espaço onde os valores humanos, a consciência ecológica e a cidadania reinassem soberanos e fossem o fio condutor do ensino de todas as matérias curriculares.

Foi assim que as crianças da capital cearense passaram a aprender, por exemplo, sobre pesos e medidas fora da aula de matemática. Como? Pesando e medindo os alimentos colhidos na horta da escola ou as roupas arrecadadas para doação.

Felizmente já faz tempo que a escola saiu do quintal e começou a atender mais crianças. Hoje a estrutura conta com salas temáticas, quadra poliesportiva, piscina, salão com tablado para aula de corpo, carpintaria, farmácia viva, pomar, refeitório, cômodos para berçário, jardim, galpão para as atividades de artes plásticas e estúdio de música. Tudo projetado para que os professores possam desenvolver com criatividade a grade curricular de crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II.

Nessa matéria do Lunetas, Fátima deu dicas de atividades pedagógicas para ajudar qualquer escola a aproximar os seus alunos da natureza e de hábitos saudáveis. Confira abaixo.

Coleta seletiva: “Os educadores podem ver a sucata como um material muito rico para trabalhar, principalmente na educação infantil. Ter uma caixa de materiais variados na sala de aula pode ser uma forma de ensinar as crianças a classificar, trabalhar formatos, etc. Sem contar as possibilidades de transformar esse material em coisas que vão aproveitar como brinquedos, fantoches e jogos pedagógicos.”

Uma planta dentro da sala de aula: “Se não há espaço, quintal ou jardim, é possível ter dentro da sala uma babosa, um cheiro verde, plantas aromáticas. Dá para fazer muito nos espaços, mesmo que pequenos. É diferente para uma criança  conhecer uma raiz na figura do livro ou ao vivo.”


Atividades ao ar livre: “Você pode levar a criança para contar uma história em outro ambiente, que a criança não se sinta presa a um determinado espaço, que ela possa circular.”


Consumo consciente: “Essa busca pelas coisas mais naturais, trabalhar com a questão do consumo da água, da energia. São cuidados que vemos que as crianças aprendem na escola  e levam para casa.”
Para saber mais sobre como funciona a estrutura toda, o material didático usado, a filosofia na hora de elaborar as avaliações e a proposta pedagógica da Escola da Vila, clique aqui.