Voltar ao mercado de trabalho depois do bebê nem sempre é fácil. Demissões irregulares não são raras, empresas que anunciam vagas abertamente válidas apenas para mulheres sem filhos também não.

Pode ser um momento angustiante e muito injusto, mas iniciativas como o Contrate Uma Mãe e o Ready to Return esperam fazer a diferença e espalham esperança por aí.

A ideia do Contrate Uma Mãe é simples: montar um banco de currículos só para mulheres com filhos e firmar parcerias com empresas comprometidas a contratar essas pessoas por suas qualidades profissionais. Não existe pré-requisito nenhum para participar - além de ser mãe, claro.

É só entrar no site, cadastrar suas informações e pronto: você já faz parte do projeto e o seu currículo já pode ser acessado por todas as empresas associadas. 

A campanha para o uso da hashtag #contrateumamãe existe para que a ideia se espalhe e para que cada vez mais empresas façam parte desse cadastro.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades



Já o programa Ready to Return (Pronta Para Voltar, em tradução livre), da PepsiCo, busca mães que estão fora do mercado de trabalho há pelo menos dois anos. 

Vagas nas áreas de RH, finanças, vendas e operações estão abertas: todas para cargos de liderança

O programa ainda oferece mentoria, treinamentos e imersões para atualização e capacitação das mamães. É preciso ter experiência anterior nas áreas e falar mais de um idioma. 

A princípio, as vagas são temporárias, mas há chance de efetivação. 

Atenção ao prazo: as inscrições estão abertas até o dia 4 de julho.