Existem hoje, no país, cerca de 8 mil crianças em condições de serem adotadas e mais de 40 mil pretendentes na lista de espera do Cadastro Nacional de Adoção. O Brasil tem cerca de 45 mil criançase adolescentes atualmente vivendo em abrigos, abandonadas ou afastadas das famílias por estarem em situação de risco. Muitas iniciativas buscam reverter esse quadro, e uma delas será realizada no próximo sábado, dia 26 de maio, em Porto Alegre (RS).    

É a 1ª Corrida pela Adoção, que tem o objetivo de chamar a atenção para o número de crianças e adolescentes acolhidos que esperam a oportunidade de ter uma família. No Rio Grande do Sul, existem aproximadamente 5 mil crianças e adolescentes em casas de acolhimento. Só em Porto Alegre, mais de mil crianças e adolescentes estão institucionalizados. Boa parte já pode sonhar com uma nova família, pois estão aptos para adoção. O evento vai reunir acolhidos, que, além de correr, terão a oportunidade de conviver com os demais inscritos.

“A corrida é uma oportunidade para que as pessoas conheçam as crianças e adolescentes acolhidos e para que eles tenham o direito ao convívio social. Além disso, existe a chance de que eles ganhem padrinhos. Às vezes, as famílias não querem adotar, mas acabam apadrinhando, o que já é muito bom”, diz a promotora da Infância e Juventude de Porto Alegre Cinara Vianna Dutra Braga.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

A corrida começa às 8h do dia 26 de maio, com largada da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, junto à pista de skate do Parque Marinha do Brasil, com modalidades que incluem caminhada e circuito infantil. As inscrições podem ser feitas aqui

No local, haverá uma tenda de serviços, onde acolhidos poderão conversar com eventuais candidatos e interessados poderão tirar dúvidas com técnicos do Ministério Público e do Judiciário sobre trâmites de adoção e de apadrinhamento afetivo. 

O evento é uma parceira entre Ministério Público, Poder Judiciário, Prefeitura de Porto Alegre, Pais do Coração, Corpa e Banrisul.