E não somos nós quem está dizendo, viu? Essa conclusão parte de um estudo desenvolvido por Harvard. Desde 1938 os pesquisadores acompanham a vida de alunos da universidade para tentar descobrir qual é o segredo de uma vida saudável e feliz.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Até agora, os resultados indicam que a chave para ser feliz não é assim tão complicada. É preciso ter amor e ética no trabalho - e é aí que entra a história dos pequenos ajudando em casa. Participar das tarefas é uma das melhores maneiras de desenvolver as bases da ética no trabalho.

Quando as crianças entendem que fazem parte de uma engrenagem e que ela só funciona para todo mundo se cada um desempenhar a sua função, elas desenvolvem noções de planejamento, de resolução de problemas e de responsabilidade. Em resumo, elas aprendem desde cedo que é preciso arregaçar as mangas e que nem sempre o que precisa ser feito é divertido ou satisfatório.

Importante lembrar que, contrariando o que o senso comum pode pensar, ter as crianças ajudando nas tarefas não significa menos trabalho para os adultos. É preciso acompanhar de perto, guiar os pequenos. Afinal, o ensinamento não é apenas sobre colocar o brinquedo na caixa - é sobre o comprometimento, a cooperação e o desenvolvimento de habilidades que farão daquela pessoinha um cidadão melhor e mais feliz consigo mesmo.