As ferrovias são meios de transporte muito eficientes e populares em diversos lugares do mundo. No Brasil, os trens que surgiram ainda no século 19 acabaram não prosperando muito no transporte de passageiros após os investimentos em rodovias: a maior parte dos 30.129km de extensão da malha ferroviária é destinada ao transporte de carga.
Os 168km de trilhos que ligam as cidades de Cataguases, em Minas Gerais, e Três Rios, no Rio de Janeiro, por exemplo, eram usados para escoamento da produção de café mineiro até os portos cariocas.
Agora, o trajeto mudará de propósito e será o 30º na lista de viagens turísticas feitas a pleno vapor no nosso país (desses 30, o Trem Turístico Minas-Rio é o único interestadual).
Os primeiros testes já foram feitos e os 500 profissionais contratados para realizar as viagens já estão em treinamento para acomodar 860 passageiros nos enormes 15 vagões da comitiva a cada partida.
O trajeto conta com seis paradas, feitas nas estações de Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador e Sapucaia. Os horários ainda não foram definidos, mas já se sabe que nas manhãs de sextas, sábados, domingos e feriados um trem sairá de cada ponta com um encontro marcado no meio do caminho, em Além Paraíba. A data de inauguração, prevista para este semestre, ainda não foi oficializada.
Lá, os passageiros podem escolher se seguem viagem até o estado vizinho ou se preferem trocar de trem para voltar para casa. Seja qual for a escolha, o passeio terá seis horas de paisagens lindas e muita nostalgia. Dá só uma olhada nesse mapinha que mostra as principais atrações da viagem, elaborado pela Folha de São Paulo.