Há muitos fatores que influenciam na qualidade do sono de um bebê. Questões neurológicas, biológicas e comportamentais estão envolvidas em cada cochilo e é preciso estar atento a todas elas para diagnosticar onde está o problema nas noites de um bebê que dorme mal. 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

O acompanhamento de especialistas é fundamental nos casos mais graves, mas algumas atitudes são básicas e podem ser adotadas por todo mundo. Confira as dicas abaixo, baseadas nas da pediatra e professora de Harvard Claire McCarthy, para ter certeza de que tudo está em ordem na rotina do seu pequeno.

Dormir deve ser uma prioridade
Como qualquer outra atividade, dormir tem hora e lugar. A diferença é que dormir não é uma atividade que pode ficar para depois. Assistir desenho, aula de música, massagem, banho: tudo pode ser daqui a pouco. Dormir, não. Para um bebê que tem dificuldade de dormir é fundamental estabelecer horários fixos e inegociáveis para ir para o berço.

A rotina do sono começa antes da hora de dormir
Assim como você, o bebê não deita e dorme instantaneamente. Se a hora de dormir é às 20h, a preparação deve começar entre 19h e 19h30min. É importante, também que o bebê tenha um quarto bem escuro para descansar e que fique exposto à luz natural durante o dia, para que o ciclo circadiano, que ajuda a regular o reloginho biológico do sono de todo mundo, fique em dia.

Desligue as telas
Não é fácil para ninguém sair de um estado de agitação para a calmaria do sono. A luz das telas é muito estimulante, então é melhor não fazer uso de celulares e computadores ao redor do bebê pelo menos uma hora antes de começar a rotina do sono. O mesmo vale para outros estímulos: brinquedos, música e até muito contato visual com a mãe podem deixar o bebê alvoroçado.

Procure não alterar a rotina
Mesmo nas férias, mesmo em viagens. O fator rotina é muito importante e ajuda o corpo a entender que é hora de dormir. Se todos os dias a preparação para o sono começa às 19h com o desligar das telas e um banho quentinho, essas atividades passam a funcionar como pistas para o bebê, que entra com mais naturalidade no modo acalmar para dormir.