Itu é uma das cidades mais antigas de São Paulo. O município fica a 100km da capital e tem uma história que começa ainda na metade do século 16! O lugar reserva muitas surpresas e é por isso que as ideias de hoje são de passeios para fazer por lá com crianças. E o melhor: dá pra fazer tudo a pé! As dicas são do livro Roteiros a Pé com Crianças Próximos a São Paulo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Passeio 1: Tudo é gigante!

A fama de que em Itu tudo é exagerado não é nova. Para contar a história desde o início, precisamos voltar ao ano de 1819, quando Saint-Hilaire, um viajante europeu, passou por Itu e surpreendeu-se com o tamanho dos frutos de romã e das cebolas da cidade. Ele escreveu para contar como eram enormes e, pronto: a fama pegou e espalhou-se para, praticamente, qualquer coisa. Semáforos, orelhões, lápis, bancos, clipes de papel: tudo hoje tem uma versão imensa em Itu. A enorme figueira da praça? Os ituanos a chamam ironicamente de bonsai de Itu! Não deixe de passar na Praça Padre Miguel para ver o super semáforo (que funciona!) e para garantir alguns "lembranções" para os seus amigos.

Passeio 2: Um giro pelo planeta de 500 milhões de anos atrás

No Parque do Varvito você ficará de cara com um paredão formado por diversas camadinhas de rocha. Ele foi se formando aos poucos, ao longo de mais de 500 milhões de anos. Além desse encontro com a Era Glacial, lá é possível correr, brincar, visitar grutas, bosques, lagos, cascatas e um anfiteatro ao ar livre!


Essa foto de Parque do Varvito é cortesia do TripAdvisor


Essa foto de Parque do Varvito é cortesia do TripAdvisor

Passeio 3: Roteiro histórico

A partir do largo da Matriz, é possível caminhar pela Rua Barão do Itaim até o Museu Republicano. Lá, em uma casa construída em 1850, você saberá um pouco mais sobre o papel desempenhado pela cidade de Itu a partir de 1808 - as riquezas e as mudanças sociais e estruturais que vieram com a produção do açúcar, do café e do algodão, por exemplo. Depois, vale uma visitinha ao Museu da Energia, que fica na rua Paula Souza. Assim como na Barão do Itaim, na Paula Souza ficam algumas das construções mais antigas e preservadas da cidade. Esse museu mostra de maneira lúdica e interativa como ficou a vida das pessoas depois da chegada da eletricidade à região. Por último, vale passar na Fábrica São Luiz para visitar a primeira tecelagem a vapor de São Paulo. Lá dá para fazer um lanchinho gostoso e descobrir um túnel subterrâneo que liga dois pontos da cidade!