Que mãe não ama tirar fotos e mais fotos dos filhos? Poder abrir uma pastinha especial no celular ou no computador para matar as saudades enquanto você está no trabalho ou eles estão na escola é tão gostoso! Só que as fotos nem sempre saem do jeito que foram idealizadas, principalmente depois dos seis meses de vida, quando o bebê começa a sentar e a se movimentar de formas inesperadas. Alguns macetes simples podem resolver isso tudo e você pode ter um aproveitamento muito maior dos seus cliques. As fotógrafas Carla Costa e Sabrina Souto dão dicas para ajudá-la. E o melhor: elas valem tanto para celulares quanto para câmeras fotográficas.
1. Esteja sempre com a luz (solar ou artificial) atrás de você na hora da foto
Mesmo que a olho nu pareça que tudo está igualmente iluminado, o fundo muito claro atrai todo o foco da câmera, deixando aquela impressão de que a criança está debaixo de uma sombra. Com o sol ou a luz artificial de frente para ela, há um equilíbrio de iluminação e a imagem da criança fica bem definida em um fundo clarinho.
2. Valorize os momentos espontâneos
Algumas das fotografias mais bonitas de crianças são daquela reação espontânea ao ver algo bacana, encontrar uma pessoa querida ou se divertir em uma brincadeira. “Seja como uma ‘espiã’ e registre tudo isso: é a melhor forma de lembrar desses momentos”, aconselha Carla.
3. Peça para a criança posar, mas não insista muito
Toda mãe quer ter algumas fotos posadinhas, com um sorriso lindo no rosto do filho. Você pode pedir isso para a criança, mas faça na hora certa e saiba quando é melhor parar. Não interrompa uma brincadeira querendo pose e “aquele sorrisão da mamãe” – o máximo que você conseguirá será um sorriso amarelo.
4. Dê adeus aos “borrões” dos movimentos
São necessários apenas dois ajustes na câmera: selecione o modo “esporte” ou “foto em movimento”, que congela a imagem no momento exato da fotografia, e coloque o flash em “automático”, assim ele será disparado sempre que necessário para ajustar a iluminação.
5. Posicione a câmera levemente de cima para baixo
A abrangência do ângulo totalmente frontal é menor do que a de ângulos levemente inclinados, ou seja, cabe menos gente na imagem se a foto for tirada bem de frente. “Além disso, o contorno dos rostos fica mais definido quando a câmera é posicionada de cima para baixo”, ensina Sabrina. Mas nada de jogar a câmera lá em cima e parecer que a foto foi tirada de um helicóptero. “É para levantar só um pouquinho o braço, a ponto de notar a linha do queixo bem desenhadinha”, diz a fotógrafa.
6. Se a luz não for muito boa, não use a câmera para selfie do celular
A maioria dos celulares tem a câmera para selfie, que permite que a imagem seja vista na tela no momento em que a foto é tirada. É ótimo ver imediatamente que o ângulo está bom e que todo mundo coube na imagem, mas essa câmera sempre tem a definição mais baixa que a da câmera principal e só resulta em fotos realmente legais se a iluminação natural for muito boa ou se o flash puder ser acionado.