Lauren Archer é mãe e doula e, em uma foto recente postada em seu Instagram com a hashtag #NormalizeMilkSharing (algo como #NormalizemOcompartihamentoDeLeite), ela falou sobre a importância do compartilhamento de leite, que é o que acontece quando um bebê é alimentado pelo leite produzido por uma mulher que não a sua mãe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Embora haja campanhas que desencorajam o compartilhamento pelo risco que pode oferecer à saúde do bebê (como a contração do vírus do HIV e o da hepatite), Lauren lembra que o compartilhamento - ou milk sharing - é solução para muitas mães que não produzem leite e têm bebês que não se adaptam às versões industrializadas.

Casos como o da policial argentina Celeste Ayala que, durante o serviço, deu de mamar a uma criança que chorava de fome em um hospital de Buenos Aires são exemplos de como a prática pode ser benéfica e, em muitos casos, a única solução disponível. Ayala teve a autorização do hospital para dar de mamar ao pequeno e acabou promovida pelo ato.

Leia na íntegra a tradução do post de Lauren sobre o compartilhamento de leite e entenda mais sobre o milk sharing.

Eu dei de mamar para esses dois bebês da foto. Um é meu filho biológico, o outro eu tinha acabado de conhecer.
-

"Eu sei que acabamos de nos conhecer, mas eu posso alimentar o seu bebê se você achar que tudo bem."
-
Pensando naquele momento, lembrando do brilho de alívio nos olhos de uma mãe que estava exausta e dolorida e sentindo sua confiança e força quando ela me entregou seu bebê de dois dias para ser amamentado por mim, uma mulher que ela havia conhecido 30 minutos antes - eu sou capaz de sentir a sua gratidão e o seu amor até hoje.
-
Quando falamos de leite de um doador muitas vezes discutimos como é incrível que as pessoas que amamentam ofereçam leite ou peito para outro bebê. E isso é incrível. Mas eu quero falar sobre os pais que recebem. Quero mencionar o altruísmo necessário para aceitar o leite. Eu quero falar sobre a dedicação e o tempo gasto para buscar leite e consegui-lo. Quero reconhecer a extrema confiança que é dada a alguém ao alimentar seu filho com o leite de outra pessoa ou ao assistir enquanto outra pessoa dá de mamar para ele.
-
Ser pai é fazer parte de uma aldeia. Quando você está precisando, você se vira para a sua aldeia. Doações de leite materno salvam vidas e também ajuda pais incapazes de amamentar, bebês que não conseguem beber leite em pó e pais que queriam que o leite materno fizesse parte de suas jornadas.
-
Cubby [o filho de Lauren] tem nove irmãos de leite. Nove vezes pais confiaram em mim. Eu não acho pouca coisa. Dar de mamar a outros bebês que não são o meu filho é uma das memórias mais incríveis que eu tenho. O bebezinho de dois dias se transformou na criança que você vê nessa foto e a sua mãe se transformou em uma das minhas melhores amigas. A ligação que veio daquele momento é mais forte que qualquer anticorpo do leite materno."