Desmond tem pouca idade, mas seu currículo é surpreendente. O nova-iorquino é performer, palestrante, advogado dos direitos LGBTQ (premiado!), modelo editorial, criador de uma casa dedicada a drag queens com menos de 20 anos (a House of Amazing) e designer de roupas. Quer mais? Ele estreou nas passarelas do New York Fashion Week em fevereiro deste ano.

O garoto prodígio nasceu em junho de 2007, durante a semana do orgulho gay nova-iorquina, o que ele garante que faz dele “um integrante do Village People de nascença”. Desde a pré-escola, ele se interessava por performances. Usava toalhas, roupas da mãe, o que houvesse à mão para fazer suas fantasias. As brincadeiras preferidas iam de Barbies a video-games, passando por mapas, trens e livros de colorir.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

 

Aos seis anos, quando ganhou uma fantasia da personagem Elsa, do filme Frozen, Desmond deixou claro que a sua história com o dress up ia além das brincadeiras caseiras. O pequeno amou o presente e naturalmente passou a usar o vestido também na rua, o que levou seus pais a procurar a ajuda de psicólogos para entender o que fazer diante da situação. A orientação foi clara: não estimular nem repreender. Apenas deixar que Desmond explorasse o mundo à sua maneira.

Nos palcos

E deu certo. Tanto que em 2014 Desmond recebeu um super convite: apresentar-se ao lado de Fred Schneider, cantor da banda B-52, no badalado RuPaul’s Drag Race, programa de TV famoso por promover competições de drag queens em formato reality show. Foi quando Desmond Napoles ganhou fama como drag kid. Em 2015 ele já era a sensação da Parada Gay de New York. Em junho de 2017, participou do protesto do Stonewall National Monument em memória das vítimas da boate Pulse, de Orlando. 

Em julho, também do ano passado, recebeu o prêmio Marsha P. Johnson (Marsha foi uma drag queen que militou pelo direito da comunidade gay nos Estados Unidos). E este ano, finalmente, ele garantiu seu nome no line-up da Gipsy Spot para o New York Fashion Week. Tudo antes de completar 11 anos e sob o nome artístico de Desmond Is Amazing (Desmond é Maravilhoso, em tradução livre).

Desmond passou algum tempo identificando-se como uma pessoa de gênero neutro. Aos 9 anos, no entanto, começou a perceber que gostava dos meninos, e não das meninas, na escola. Hoje, para ele, está claro que no futuro terá um namorado, e não uma namorada. Seja como for, a mensagem do pequeno, em tudo que faz, é uma só: 

“As pessoas deveriam poder dançar, cantar ou se vestir de qualquer jeito. Você pode se expressar do jeito que você quiser. Não importa se você gosta de jazz ou rap, ballet ou dança de salão, vestidos ou ternos. Você pode ser apenas você. Eu, por exemplo, gosto de Diana Ross. Talvez você também goste”.

Fique ligado no @desmondisamazing para saber as novidades da carreira de Desmond!