A gente sabe que as escolas têm uma grade de ensino a seguir: português, matemática, ciências, história e geografia não podem ficar de fora. Mas dois estudos realizados na Turquia indicam que o ensino de duas virtudes também deveria fazer parte do currículo escolar. Confira o que os resultados de cada um deles apontam como benefício desses valores.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades



#1 | Paciência

Para este estudo, os professores propuseram às crianças a reflexão sobre histórias com diferentes finais. Um exemplo é a da menina que queria comprar uma bicicleta.

Ela pode guardar dinheiro para realizar o seu desejo ou acabar gastando tudo em coisas menores do dia a dia. As crianças foram convidadas a imaginar, no longo prazo, qual das duas alternativas teria deixado a menina mais feliz.

Como resultado, os alunos:
Desenvolveram a capacidade de pensar no médio e no longo prazo
Demonstraram mais paciência na execução de diversas tarefas (mesmo quando ninguém estava olhando)
Reduziram em 10% as notas ruins vindas de mau comportamento

#2 | Perseverança
Para este estudo, materiais como desenhos animados, exercícios práticos e informações científicas sobre a capacidade do cérebro humano evidenciando o poder de não desistir foram mostrados a crianças do primário.

Como resultado, os alunos:
Aumentaram em 8 a 10% o sucesso frente à realização de atividades difíceis
Optaram por realizar tarefas mais difíceis com recompensas maiores frente a tarefas mais fáceis com recompensas piores
Melhoraram seus desempenhos em matemática - embora o estudo não fosse focado nessa matéria - e mantiveram seus bons resultados por mais dois anos e meio, em média

O estudo sobre o desenvolvimento de paciência está disponível na íntegra aqui.