Quem nunca pensou "quando eu vou usar isso na minha vida?" em uma aula de matemática do ensino médio que atire a primeira pedra. Logaritmos, fatoriais, matrizes: são muitos os conteúdos que tem carinha de pura decoreba.
O professor de ciência política Andrew Hacker, também autor do livro The Math Myth and Other STEM* Delusions (O Mito da Matemática e Outras Desilusões STEM*, em tradução livre) está entre quem defende que não faz sentido forçar alunos que têm inclinações artísticas, por exemplo, a se frustrarem anos a fio com desempenhos ruins em matemática.
Segundo ele, apenas 7% da população mundial tem aptidão nata para os números. Para o resto, aprender matemática é puro sofrimento. Além disso, 1 em cada cinco alunos americanos larga a escola antes do fim do ensino médio - e não conseguir passar em matemática é a principal justificativa dada por eles.
A sugestão do professor é que, seguindo o exemplo de países como Inglaterra, Alemanha e França, os alunos possam optar por largar o estudo de matemática para focar em outras matérias a partir dos 16 anos (mais ou menos).
O que você acha da ideia?
*Sigla que engloba as áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.