Os estímulos a que submetemos nossos pequenos nos primeiros meses de vida influenciam diretamente na forma como eles se comunicam. É o que diz um estudo realizado pela pesquisadora Anna V. Sosa e que associa a relação entre a hiperexposição aos brinquedos eletrônicos a atrasos de aprendizado e linguagem.
O estudo foi realizado com bebês de 10 a 18 meses e concluiu que a interação com tablets, jogos de celular e computadores esteve associada à redução na qualidade e quantidade da linguagem da criança, quando comparados com livros e brinquedos tradicionais. Por esse motivo, a pesquisadora concluiu que não é recomendável incentivar o contato com eletrônicos quando o bebê ainda está desenvolvendo a linguagem.
"Quando estão brincando com eletrônicos, as crianças vocalizam menos se comparado ao modo que elas verbalizam e interagem quando estão em contato com brinquedos tradicionais", conclui. Polêmicas à parte, vale focar nas recomendações da pesquisa, que estimula os pais a investir tempo para ler livros e brincar com brinquedos tradicionais junto aos filhos.
O estudo está disponível online e em inglês nesse link e fica aqui a reflexão: que tal destinar um tempinho para se divertir com seu bebê sem esses artifícios?