Em uma viagem pela Europa, onde realizou exposições com suas fotos fantásticas com crianças, a fotógrafa Mari Merlim buscou quatro famílias diferentes para construir ensaios fotográficos exclusivos para Primi Stili. Nosso objetivo é reiterar a importância do brincar e como ele é similar em várias culturas. Não importa o país, criança precisa brincar livre para se desenvolver e interagir com o mundo.  

A escolha pelo preto e branco direciona o foco das imagens para as emoções das crianças, fotografadas enquanto brincavam.

Neste terceiro ensaio, Mari acompanhou as irmãs Nicole Silva Cardoso e Melissa Silva Cardoso, filhas de um casal de brasileiro que se mudou para Paris, França, há alguns anos.

Renata, mãe das meninas, conversou com a fotógrafa sobre as diferenças na educação e no modo de vida francês. Paris tem playgrounds e áreas para crianças por toda parte. Mesmo nas áreas mais afastadas do centro, há inúmeras praças - e todas bem cuidadas.

"A ocupação do espaço público é algo fantástico", relata Renata. As crianças fazem filas para subir nos brinquedos, correm por todos os lados e têm liberdade e segurança para brincar. Logicamente, temos problemas de segurança pública gravíssimos no Brasil, mas também é relevante constatar o cuidado que os cidadãos têm com os espaços urbanos. 

É difícil encontrar praças depredadas ou com equipamentos estragados. É um conjunto de esforço político e capricho por parte da população.

Os parisienses costumam ocupar as ruas e aproveitar tudo o que a cidade oferece. No começo da manhã e no fim da tarde, é impressionante ver a quantidade de pessoas fazendo caminhadas e atividades ao ar livre. Quem tem filhos leva a criançada junto para se divertir.

"Nós, brasileiros, temos muito o que aprender, ainda. Ainda temos uma visão hostil sobre o espaço público", opina a mãe das meninas. Perceber que outras cidades do mundo utilizam o território coletivo com cuidado e capricho é, no mínimo, inspirador.


A fotógrafa gravou um vídeo com Rafa Donini, curadora de Primi Stili, no qual dá dicas de como fotografar as crianças de forma natural. Espia aqui e, quem sabe, experimente fazer um ensaio assim com seus próprios filhos:

Mari Merlim realiza ensaios incríveis, mostrando todo o lado lúdico da infância, explorando o que há de fantástico no universo que só as crianças sabem criar. Veja no vídeo abaixo: