Em uma viagem pela Europa, onde realizou exposições com suas fotos fantásticas com crianças, a fotógrafa Mari Merlim buscou quatro famílias diferentes para construir ensaios fotográficos exclusivos para Primi Stili. Nosso objetivo é reiterar a importância do brincar e como ele é similar em várias culturas. Não importa o país, criança precisa brincar livre para se desenvolver e interagir com o mundo.  

A escolha pelo preto e branco direciona o foco das imagens para as emoções das crianças, fotografadas enquanto brincavam.

No último ensaio da série, voltamos à Itália, na cidade de Figline Valdano, perto de Florença, onde vive a pequena Giordana Cancialli.

A menina adora arte e passa horas desenhando e pintando. Seus pais, com orgulho, criaram uma parede na casa na qual expõem todos os seus quadros. Em seu cavalete, Giordana imagina o mundo e o pinta com pitadas de fantasia.

Bonecas e brincadeiras simples fazem parte da infância da menina, como de todos nós. É o brincar essencial que estimula a criatividade e o domínio motor, sem interferências de eletrônicos ou outros aparatos que podem estimular o brincar mas, ao mesmo tempo, limitar a fantasia da criança.

Novamente, Mari saiu para fotografar em um parquinho que fica em frente à casa da família.

"Percebi pais lendo e conversando tranquilos enquanto seus filhos se divertem nos brinquedos de madeira. Tudo muito livre, aberto. Muito diferente das nossas maiores cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro", observa a fotógrafa. 


A fotógrafa gravou um vídeo com Rafa Donini, curadora de Primi Stili, no qual dá dicas de como fotografar as crianças de forma natural. Espia aqui e, quem sabe, experimente fazer um ensaio assim com seus próprios filhos:

Mari Merlim realiza ensaios incríveis, mostrando todo o lado lúdico da infância, explorando o que há de fantástico no universo que só as crianças sabem criar. Veja no vídeo abaixo: