Era 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos, e os escoteiros da cidade de Chesterland, em Ohio, participavam do tradicional desfile comemorativo que acontece na data. Foi quando o narrador anunciou a passagem dos escoteiros dizendo que lá vinham os meninos, os futuros líderes do país, e as meninas, apenas se divertindo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Julianne Speyer, de 12 anos, não admitiu o absurdo dessa frase e disse, em entrevista ao canal de TV Cleveland 19, que as meninas podem ser o que quiserem. Mas não foi só isso. Julianne escreveu também uma nota sobre o acontecimento e a encaminhou para um jornal local, pedindo ajuda para corrigir essa injustiça. Abaixo, a tradução da nota.

Comentário Sexista
Meu nome é Julianne Speyer. Eu tenho 12 anos e gostaria de informar a vocês o quão ofendida e desapontada eu estou com o comentário do narrador do desfile de 4 de julho de Chesterland sobre as meninas e os meninos escoteiros.
O narrador anunciou os meninos escoteiros como “os futuros líderes da América” e disse que as meninas estavam “apenas se divertindo”.Eu acho esse comentário muito sexista e paternalista. Eu gostaria que vocês pudessem me ajudar a fazer com que outras pessoas saibam o quão ruim isso é. Eu acho que é um insulto tanto às meninas quanto às mulheres de qualquer idade. Esse tipo de coisa acontece demais e não é legal de jeito nenhum.Eu sempre fui ensinada que se você pensa que algo é injusto, deve fazer o possível para mudar essa injustiça. Então, essa é a minha maneira de mudar.
Obrigada por me escutarem. Espero que vocês possam me ajudar.

Através de assessoria de imprensa, os Escoteiros do Brasil ressaltaram que o Projeto Educativo do Movimento Escoteiro compromete-se com a questão exposta por Julianne da seguinte forma:
 “Promovemos a igualdade de direitos entre o homem e a mulher e fomentamos na juventude o apreço pela colaboração e pelo mútuo enriquecimento, respeitando a natureza particular de ambos os sexos, sem quaisquer preconceitos”. A assessoria também destaca a participação da organização em evento do Movimento Solidariedade da ONU Mulheres Pela Igualdade de Gênero.