Uma exposição em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR) é um convite para refletir sobre as origens psíquicas e sociais dos medos das crianças. Concebida pela artista Rivane Neuenschwander, em colaboração com o fashion designer Guto Carvalhoneto e curadoria de Lisette Lagnado, O nome do medo transforma os principais temores dos pequenos em capas que podem ser manipuladas e até vestidas por outras crianças com até 13 anos de idade. 

As peças expostas no MAR foram confeccionadas por alunos de escolas públicas e particulares e de unidades de reinserção social (URS), além de público espontâneo do MAR e do Parque Lage, no Rio, e posteriormente estilizadas pela artista e por Carvalhoneto. Artistas renomados como Laura Lima, Anitta Boavida, Chiara Banfi, Daniel Steegmann-Mangrane, entre outros, auxiliaram os participantes nas confecções de suas peças. 

Fiquei impressionada com a variedade de medos e como eles estão relacionados às condições de vida das crianças. Uma reflexão importante e uma oportunidade de elas expressarem os seus sentimentos por meio da arte. Vale muito conferir. O bacana é que a mostra segue até 16 de julho, contemplando o período das férias. Eu, se fosse você, não deixaria de fora do seu roteiro.  

Informações pelo telefone (21) 3031-2741 ou pelo site www.museudeartedorio.org.br.

Fotos: Isadora Heimig