Serviços online como o Facebook exigem que seus usuários tenham pelo menos 13 anos. Isso acontece porque, nos EUA, uma lei exige proteções adicionais para menores na internet.

Por isso, o Facebook preparou um app voltado para crianças de 6 a 12 anos, chamado Messenger Kids. Ele foi lançado ontem nos EUA, inicialmente para iOS, e chegará ao Android nas próximas semanas. Ainda não tem data definida para os brasileiros terem acesso ao aplicativo. 

A criança não poderá criar uma conta no Facebook. O pai ou a mãe vai baixar o Messenger Kids, fazer login com seu usuário e senha, assim será criada uma conta para o filho — basta colocar o nome no perfil — e adicionar contatos para a criança conversar.

E como adicionar os amigos do seu filho? Bem, eles precisam usar o Messenger Kids, e você precisa ter os pais deles no Facebook. Nesse caso, você toca para adicionar o contato, e aguarda a autorização dos pais. Então, o usuário poderá bate-papo em texto e vídeo, enviar GIFs, e usar máscaras e filtros semelhantes aos do Snapchat.

As mudanças vêm meses após uma reportagem da BBC que apontou as falhas do Facebook quanto ao controle de conteúdos impróprios e a presença de grupos sobre pedofilia na rede social.