Nós descobrimos a resposta: o Japão possui um sistema educacional extremamente diferenciado e interessante. E são cinco fatos que fazem toda a diferença. Quer saber quais são?

1- Boas maneiras antes do conhecimento: 

Criancinhas japonesas na sala de aula

Nas escolas japonesas, os estudantes não fazem prova até alcançarem a quarta séria (10 anos de idade). Fazem apenas alguns pequenos testes. Acredita-se que o objetivo para os três primeiros anos de escola não é julgar o conhecimento da criança, mas sim estabelecer boas maneiras e desenvolver seu caráter. As crianças são ensinadas a respeitar as outras pessoas e serem gentis com os animais e com a natureza.

2 - Os alunos cuidam da limpeza: Nas escolas japonesas, os próprios estudantes são responsáveis pela limpeza das salas de aulas, corredores, lanchonetes e banheiros. O sistema educacional japonês acredita que essa tarefa os ensinará a trabalhar em equipe e a ajudar-se mutualmente. Além disso, o tempo e esforço gastos na tarefa de limpeza faz com que as crianças respeitem o próprio trabalho e o trabalho dos outros.


Leia também:

Você já ensinou seu filho a brincar?

Sala de aula inspirada no Harry Potter


3 - O almoço é padronizado: O sistema educacional japonês quer garantir que seus alunos comam de forma equilibrada e saudável.Nas escolas públicas, o almoço é feito segundo um cardápio padronizado desenvolvido por chefs especializados e profissionais da saúde.Todos os colegas de classe comem na sala de aula junto ao professor. Isso ajuda-os a construírem relacionamentos positivos.:

4 - Ensino da caligrafia japonesa e da poesia: A caligrafia japonesa, ou Shodô, envolve mergulhar uma escova de bambu na tinta e usá-la para escrever hieróglifos em papel de arroz. Para os japoneses, Shodô é uma arte que não é menos popular do que a pintura tradicional. Haiku, por outro lado, é uma forma de poesia que usa expressões simples para transmitir emoções profundas aos leitores. Ambas as classes ensinam as crianças a respeitar sua própria cultura e tradições seculares.

5 - Eles fazem apenas uma prova para entrar na faculdade: No final do ensino médio, os alunos japoneses fazem uma prova para escolher onde fazer faculdade. E essa faculdade tem um requisito de pontuação nessa prova. Cerca de 76% dos japoneses continuam os estudos após o ensino médio.

sala de aula repleta de alunos japoneses fazendo prova