O páreo é duríssimo quando a ideia é eleger o destino mais paradisíaco do Brasil, mas é bem provável que Fernando de Noronha apareça na maior parte das listas por aí. Um dos arquipélagos mais orientais do nosso país, Noronha é um verdadeiro santuário natural, repleto de banhos de mar em águas cristalinas e fauna marinha de todas as cores. Mas para curtir mesmo as férias por lá com as crianças a tiracolo é preciso observar algumas dicas. Anota aí:
Prefira o período entre agosto e outubro. Nesses meses o mar é calmo, chove pouco e a alta temporada ainda não começou, o que significa praias mais vazias e preços mais em conta. Em outras épocas do ano você corre o risco de encontrar ondas de até cinco metros quebrando nas praias de lá, o que dificulta bastante o banho de mar para as crianças.
Não deixe de conhecer a praia do Porto. Na maré baixa, as piscinas naturais se formam a poucos metros da areia e ficam repletas de peixinhos coloridos. É diversão garantida para a família.
Leve uma bolsa térmica pequena. Tem muito passeio lindo e tranquilo de fazer com as crianças, mas sem estrutura para garantir um lanchinho saudável a elas. É melhor levar de casa.
Vá com tempo. Pode ter certeza: um feriado será pouco. A maior parte dos passeios é amigável aos pequenos, mas há trajetos em que os menores precisarão ir no colo ou levarão mais tempo para chegar porque no caminho há muito siri para perseguir e peixinho para ver. Não vale a pena passear correndo. O ideal é tirar uma semana para conhecer as ilhas.
Até os 8 anos é melhor evitar o passeio de 4x4 pela ilha toda. Embora o território da ilha principal tenha pouco mais de 17km², a aventura é longa e pode ser cansativa demais. Para essa fase, invista nos passeios de barco: golfinhos, tubarões e tartarugas não decepcionarão!
A partir dos 10 anos já vale programar o ilha tour e também um batismo, como são chamados os primeiros mergulhos com cilindros de ar. Aulas rápidas preparam as crianças (e o pais também) para a aventura debaixo d'água. Não dá para perder!