Tenho prestado muita atenção às iniciativas que buscam a construção de um mundo com igualdade de oportunidades e respeito entre meninos e meninas. Construção essa que acontece todos os dias, nos pequenos - e nos grandes - gestos. Esse aprendizado ocorre principalmente quando os adultos refletem sobre como educam suas crianças e nos exemplos e mensagens que transmitem.

Em texto publicado no blog Militância Materna, a jornalista e mãe Cila Santos listou algumas sugestões de mensagens com o objetivo de contribuir para uma educação mais igualitária e livre de preconceitos para conversar com meninos:

Não existem brincadeiras de menino e brincadeiras de menina
Meninas podem correr, pular, se sujar. Elas não são mais lentas ou mais frágeis. E brincar de casinha, comidinha ou princesas é super legal. Você também pode brincar disso, se quiser. 

Não existe brinquedo de menino e brinquedo de menina
Meninas gostam de bola, gibis, videogames, carrinhos e aeronaves. Elas são boas em jogos de tabuleiro, jogos de montar. Bonecas, jogos de cozinha, pintura são super divertidos. Se você pode brincar com tudo, por que brincar só com a metade?

Não existem cores de meninos e cores de meninas.
Você tem o direito de gostar e usar a cor que quiser.


Leia também:

Roupas para meninos cheios de atitude

Dicas para criar meninos mais sensíveis


Nunca toque o corpo de ninguém sem consentimento
Sempre peça permissão antes de tocar o corpo de alguém, principalmente o de outra menina. Para qualquer coisa. “Posso pegar sua mão?”, “Posso te abraçar?” E se a resposta for não: é não. Não insista.

Você deve saber cuidar de si mesmo
É importante saber escolher, comprar e cozinhar os próprios alimentos. Cuidar da limpeza da própria roupa. Saber como manter limpa a casa onde vive. 

Meninas não precisam ser protegidas
Meninas não precisam da sua proteção, precisam do seu respeito. Se você encontrar alguma menina em dificuldades deve ajudá-la. E o motivo não é porque ela é mulher mas porque devemos ser solidários a qualquer pessoa que esteja em perigo.

A beleza não é o principal atributo de uma menina
Meninas são inteligente, espertas, engraçadas, amigas, divertidas. Tem todas as qualidades e defeitos que qualquer pessoa tem. Amigas, companheiras de aventuras. A aparência delas não é importante. Ser bonito ou ser feio não é a principal qualidade de ninguém.

Mostrar seus sentimentos é sinal de coragem não de fraqueza
Esconder os sentimentos é uma saída mais fácil que enfrentar a dor. Todos nós, seres humanos, meninos e meninas, sofremos igual as dificuldades e as dores. Está tudo bem em chorar, em dizer que está triste, magoado, ferido. Está tudo bem em dizer que ama, que sente saudades. É preciso muita coragem e bravura para mostrar os próprios sentimentos para as outras pessoas e pedir ajuda.

Nada justifica violência
Violência é apenas violência. É injustificável. Não sinaliza que você é forte e sim que você é incapaz de resolver qualquer questão de forma honrada, respeitosa e civilizada. É sinal de fraqueza e não de fortaleza. 

Respeite os outros meninos
Meninos que tem comportamento diferente são apenas meninos com comportamento diferente. Respeite a maneira como cada pessoa quer ser no mundo. O jeito de ser, o que cada um gosta e faz, não é da conta de ninguém.