Tudo começou com uma mãe fotografando suas duas filhas, Ella e Alice, então com 9 e 6 anos, se transformou em um projeto que celebra o empoderamento de meninas e agora vai virar livro. "Elas não estavam posando. Elas estavam apenas sendo elas mesmas”, conta Kate Parker, de Atlanta (EUA).

Olhando as imagens, Kate notou que é raro ver retratos de garotas que não estejam posando para a câmera, tentando ser o que a sociedade diz que precisam ser: delicadas ou até mesmo sexies. “Isso me atingiu: posso mostrar às meninas que elas não precisam mudar para que alguém pense que elas são lindas, mesmo sujas das brincadeiras de futebol", conta. Desde então, ela passou a fotografar garotas de todo o país para o livro, Strong Is the New Pretty (Ser forte é o novo bonito, em português), que está sendo lançado agora em março.

“Com o livro, meu objetivo era fotografar todos os tipos de meninas em todos os tipos de lugares: meninas musicais, meninas artísticas, meninas que estão lutando contra o câncer, meninas que amam a natureza... Passei um ano e meio tentando encontrar a maior variedade de assuntos que podia e só quero que elas vejam que ser você mesmo é digno e bonito. Tendo fotografado tantas meninas para este livro, eu vi que essas crianças realmente acreditam na força que têm e que elas têm muita confiança. Eu quero que elas acreditem: eu não sou a única garota que quer algo diferente do que apenas ser bonita”, celebra.