Paris é um destino que acolhe viajantes de todos os estilos: casais, jovens, pessoas que gostam de viajar sozinhas, grupos de amigos, idosos e famílias com crianças e adolescentes de todas as idades.

Além de belas paisagens, a cidade é uma aula viva, com monumentos e locais que marcaram a história do mundo. A gastronomia e os parques verdes são outra atração à parte – além dos diversos museus e galerias que reúnem arte, objetos e documentos culturais.

Quem gosta de moda também adora ir a Paris, tanto pelas lojas como pelas pessoas cheias de estilo que se encontram nas ruas.

Rafa Donini, curadora de Primi Stili, costuma viajar para lá em busca de referências e pesquisa de tendências, por conta do seu trabalho com uma marca de moda infantil. A mais recente ida a Paris, este ano, também teve programação familiar, ao lado do marido, Giuliano, e da filha, Donatella, de dois anos e oito meses.

A gente reuniu algumas dicas para quem está pensando em organizar uma viagem à capital francesa com criança pequena. Confira:

- Passear pelo bairro histórico do Marais e suas ruazinhas cheias de charme e fazer um pit stop no carrossel do Hotel de Ville. Paris é famosa pelos inúmeros carrosséis espalhados pela cidade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

- Ver as exposições de arte no Centre Pompidou (tem espaço dedicado às crianças). Sempre confira a programação no site antes de organizar a visita, para escolher do que desfrutar. “Visitamos várias exposições e, com certeza, a melhor de todas foi da Scheila Hicks: super visual!”, conta Rafa.

- Ir ao castelo do Chateau de Vincennes e depois fazer um piquenique no parque Bois de Vincennes, que fica ao lado. Este é outro programa que os parisienses adoram: fazer piqueniques ao ar livre, nos parques que se espalham pela cidade e nos seus arredores. 

Deixe pelo menos um turno da sua viagem reservado para fazer esse programa adorável, sem pressa. 

Da primeira vez que foi a Paris com a família, no ano passado, Rafa aproveitou para curtir um dia com a Donatella fazendo exatamente isso: passear no parque e relaxar com piquenique.

Vem ver o dia nos Jardins de Tuileries:  

- Loja do Pinóquio, Le Bonhomme de Bois: um encanto! “Impossível sair de lá sem comprar um brinquedo de madeira”, conta Rafa. A loja é mesmo lindíssima e deixa todo mundo com vontade de ser criança. Desde a abertura do seu primeiro espaço, em 1993, Le Bonhomme de Bois se dedicado a perpetuar o espírito das pequenas lojinhas do passado. 

Os produtos (brinquedos, jogos e artigos de decoração) são feitos essencialmente em madeira e tecido. 

- Aquarium de Paris: vale a visita para os pequenos explorarem de perto a fauna e a flora do fundo do mar (são mais de 10 mil espécies). Além das atrações fixas, há exposições e atividades sazonais, então é bom conferir no site para organizar a visita. 

- Não dispense a visita ao Musée du Louvre, mesmo com criança pequena: vale fazer toda a área externa, pois o Jardim de Tuileries tem varias esculturas (são mais de 200). Ele tem 23 hectares e se estende entre o museu e a Place de la Concorde

Lá, não perca a roda gigante: a vista aérea de Paris é de tirar o fôlego e encanta qualquer um! Ah, antes de sair do Louvre não deixe de passar na livraria, que é encantadora.

- Um dia ao ar livre no Jardim d’ Acclimatation: o parque tem varias instalações para as crianças se divertirem. Dá para fazer piquenique ou almoçar no restaurante da Fondation Louis Vuitton, que fica ao lado. Aproveite e faça um tour pelo local: além de lindo, sempre tem exposições ou apresentações bacanas rolando por lá.

- Museum Nacional d’ Historie Naturalle: sempre é bacana levar as crianças aos museus de História Natural, elas ficam empolgadíssimas. Em Paris, ele é enorme, com vários prédios para conhecer – e ainda tem um mini zoológico na área externa.

- Não pode faltar: a apenas 50 min de Paris, fica o Walt Disney Studio e a Disneyland Paris. A atração é bem diferentes do que a matriz, em Orlando (EUA). Na França, é uma espécie de mini Disney, que encanta muito mais as crianças pequenas – os adolescentes acabam sentindo falta de brinquedos mais radicais. 

Por ser mais compacta, é super fácil de se deslocar e também descansar com os pequenos. É possível visitar os dois parques em apenas 1 dia.

- Cité des Enfants: literalmente, a cidade da criança! Um lugar enorme, muitíssimo bem preparado para receber os pequenos, com espaços permanentes divididos por idade. Assim, crianças de todas as faixas etárias aproveitam ao máximo. Quando viajar, é bom verificar se tem alguma exposição acontecendo por lá.

Em 2017, Rafa levou a Donatella para conhecer esse lugar mais do que especial – e agente mostra para você:

- Tour Eiffel: o programa óbvio, mas simplesmente inesquecível de Paris. As crianças ficam doidas com a torre monumental e sua iluminação à noite. Vale tirar foto, passear nos arredores, ficar bem pertinho dela e observar de longe. Todos os ângulos são lindos. Aproveite e passeie pelo Trocadéro – a vista é inesquecível.

Vídeos: Fabrizio Rosa

Fotos: Gerson Lírio e arquivo pessoal