Matemática, Ciências Sociais, Educação Física e... Igualdade de Gênero. Em Portugal, questões relacionadas a esse tema e outros multiculturais vão fazer parte da grade curricular em 235 colégios públicos e privados do país. O objetivo? Ensinar às crianças valores relacionados à cidadania, racismo, direitos humanos e estereótipos de gênero com o intuito de formar cidadãos mais tolerantes e abertos a outras culturas. 

Os temas serão obrigatórios em todos os ciclos de ensino, dentro da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, apresentada pelo governo português no último mês. 

Entre os temas de abordagem obrigatória em todos os ciclos de ensino figuram também o desenvolvimento sustentável, a educação ambiental e a saúde. Propostas de abordagens ligadas ao empreendedorismo, bem-estar animal ou voluntariado também integram o novo plano do governo, mas com aplicação opcional. 

Em tempos de tanta intolerância, preconceito e preocupação com o meio ambiente, levar esses temas para debate e reflexão, nas escolas, pode ajudar a formar crianças mais empáticas, não é? O que você acha?