Foi tudo por acaso. Jonathan de Araújo Santos saiu de casa para acompanhar a irmã mais velha em uma tentativa de bolsa para estudar canto. O que ele não sabia de antemão era que também acontecia, no mesmo prédio, em Salvador, na Bahia, uma seleção de bailarinos para o Bolshoi, uma das maiores companhias de ballet clássico do mundo. Sem nunca ter dançado, o pequeno resolveu arriscar. 

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Com muita flexibilidade e postura nata de bailarino, deixou uma competição acirrada para trás ao passar pela primeira fase: eram 120 candidatos por vaga. Para ir adiante no rígido processo seletivo, precisou ir a Joinville, Santa Catarina, onde fica a única escola do Ballet Bolshoi fora da Rússia. Com a ajuda de um empréstimo feito pelo pai e muita coragem, Jonathan foi. E conseguiu.

Mas havia um porém: para usufruir dos oito anos de bolsa de estudos conquistados, o menino de apenas 9 anos precisaria deixar a Bahia para morar no sul do país. Foi aí que entrou uma ajuda muito especial da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia. 

A ACEB criou e divulgou uma vaquinha online para custear a mudança e o recomeço de parte da família Santos em Joinville. Em apenas duas semanas, pessoas desconhecidas doaram mais que o dobro pedido pela instituição para ajudar a realizar o novo sonho de Jonathan. Acompanhado pela mãe e por uma das irmãs - o pai e a outra irmã seguirão em Salvador -, a nova aposta do Ballet Bolshoi acabou de chegar na sua nova cidade. Um sonho infantil realizado com a força da coletividade é de emocionar, né? Sucesso, Jonathan!