Férias é época de aprender coisas novas. E nada melhor do que uma boa leitura para ocupar as crianças. Além de ser muito importante para o desenvolvimento dos pequenos, os livros são aventuras que nos acompanham para o resto das nossas vidas. 

Selecionei 5 sugestões para as crianças se encantarem e se envolverem em histórias que são clássicos da literatura infantil. 

O Pequeno Nicolau, de Sempé-Goscinny - Com ilustrações de Jean-Jacques Sempé, o livrinho aparentemente despretensioso escrito pelo francês René Goscinny, criador de Asterix, narra em primeira pessoa as aventuras do menino Nicolau. Contando suas experiências na escola, em casa com os pais e com os amigos, Nicolau diverte e ao mesmo tempo apresenta uma narrativa de como uma criança percebe o mundo ao seu redor. 

Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato - O Brasil está cada vez mais urbano, com espaço cada vez menor para a área rural.  O belo “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato coloca seus leitores em contato com a natureza, com um garoto que inventa coisas para se divertir. Hoje, tirar uma criança das teclas de computadores e smartphones não é fácil. Monteiro Lobato, com sua rica imaginação ainda consegue encantar as crianças e, até, os adolescentes.


Leia também:

Cinco dicas de livros sobre cães para cachorros

Site incentiva doação de livros


Marcelo, Marmelo e Martelo, de Ruth Rocha -  Em “Marcelo, Marmelo e Martelo”, a escritora explora a vida de meninos que moram na cidade. São garotos espertos e ativos. Marcelo é um criador de palavras novas. 

A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga -  Em conflito com a família e consigo mesma, uma menina esconde na sua bolsa três grandes vontades: “a de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora”. A garota relata como é seu cotidiano, intercambiando o mundo real, no qual vive com a família, e seu próprio mundo, no terreno da imaginação.

Discurso do Urso, de Júlio Cortázar - O escritor argentino Julio Cortázar é mais conhecido por “O Jogo da Amarelinha”, romance para adultos. O conto poético “O Discurso do Urso”, seu primeiro texto infantil, fala sobre a vida e os seres humanos, vistos através dos olhos de um ursinho que vive passeando pelos canos dos prédios. Neste vai e vem ele ouve conversa e explora o cotidiano das pessoas — “e suas qualidade e imperfeições — com curiosidade, deslumbre e audácia”.