Viajar com as crianças é uma experiência única e cheia de descobertas, não é? Mas e quando a viagem é só de ida? Já pensou como seria a vida em família fora do Brasil? As meninas da Juice Cool Hunting, que garimpam tendências para Primi Stili na Europa, conversaram com mães brasileiras que moram na Europa e contam como é ser mãe em outra cultura.
“Eu tenho um esforço muito grande para que ela entenda que veio do Brasil, como é a cultura, qual é o nosso jeito brasileiro.” conta Aline, mãe da Sofia (foto abaixo), 4 anos.
A psicóloga deu uma pausa na carreira para acompanhar o marido na mudança para a Irlanda há 3 anos. A quebra da rotina de trabalho foi extremamente importante para a adaptação da família no país.
Mariana (abaixo) mora na Itália há 10 anos, e seus filhos Caterina, 9 anos, e Pietro, 6 nasceram no país.
“Nós adaptamos a cultura brasileira dentro do contexto italiano. Para eles, o fato dos pais terem vindo do Brasil é uma coisa extraordinária. Eles são curiosos e se interessam pelo que vem de lá”, relata.
Eles acabaram criando também uma nova família com amigos italianos e brasileiros, sempre buscando a integração entre as culturas.
Prestes a realizar a segunda mudança em três anos, dessa vez de Milão para Londres, Renata (foto, no alto) está sempre ao lado da filha de 4 anos, Valentina.
“Eles absorvem tudo muito rápido. É importante estar por perto nessa fase onde ela está descobrindo uma nova cultura, frequentando a escola com os novos amiguinhos", diz.
O fato de os familiares estarem todos no Brasil fortaleceu a relação e uniu ainda mais a família.
Imagens: acervo pessoal Aline Bridi e Renata Lourenço