Na luta contra a islamofobia e na busca de representatividade, três mães de Pittsburg, nos EUA, tiveram uma grande ideia: criaram pequenos hijabs (capuzes usados pelas mulheres muçulmanas) para Barbies. Intitulado como “Hello Hijab”, o projeto tem como objetivo representar e incluir outras culturas no mundo lúdico dos brinquedos, a fim de difundir uma sociedade mais ampla e múltipla.

A ideia surgiu quando Giselle Fetterman, uma das mães do grupo, percebeu que nenhuma boneca se parecia com as amigas muçulmanas da filha. Para contribuir com um mundo mais amigável e menos preconceituoso, ela percebeu que era importante que suas filhas brincassem com bonecas diferentes delas próprias – e que outras amiguinhas pudessem se identificar também com os brinquedos diretamente. Ela então chamou Safaa Bokhari e Kristen Michaels, e juntas as três mães deram início ao projeto.

Cada hijab custa 6 dólares, e toda a renda obtida com as vendas será destinada para organizações que lutam pela inclusão e pelas comunidades multiculturais.

Fotos: Hello Hijab