Você já ouviu falar em Educação Integral? Não? Pois deveria! O termo cunhado por educadores dá conta de um novo jeito de ensinar às crianças para além apenas das matérias curriculares. Para os especialistas, alfabetizar é muito mais do que ensinar a ler palavras e sim ler o mundo e a si mesmo. Não é incrível?

Um ditado africano diz que para criar uma criança é preciso uma aldeia inteira. É nesse sentido que a Educação Integral vem refletir as práticas educativas, de modo que não se restrinja apenas à escola e sim envolva a família e a comunidade como um todo. A ideia é ensinar aos pequenos todas as outras linguagens de que ela vai precisar ao longo da vida, como alfabetização emocional, corporal e até tecnológica.


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"Não é consenso, mas há a ideia de que a escola sozinha não dá conta de um projeto como esse, de um sujeito multidimensional", explica Natacha Costa, diretora executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz.

Nesse sentido, a educação integral também propõe que o território da escola e da cidade, uma cidade educadora, funcionem como espaços de aprendizados, aliados do processo educativo e co-responsabilizados pela formação das crianças.

O processo de alfabetização, que neurobiologicamente falando tem sem seu ápice em torno dos 6 e 7 anos, vai muito além de tornar as crianças capazes de decodificar símbolos e utilizá-los em em situações práticas. Do ponto de vista da Educação Integral, alfabetizar não é só transmitir as regras de uma língua, mas sim ensinar à criança todas as outras linguagens que ela vai precisar saber manejar ao longo de sua vida, como a alfabetização emocional, alfabetização corporal e até tecnológica, chamada de "letramento computacional", que são as habilidades necessárias para que um indivíduo possa dar ordens e comandos a uma máquina.

Segundo explicam especialistas e pesquisadores, as habilidades sócio-emocionais são imprescindíveis para situar o indivíduo neste novo universo de demandas, e elas vêm das mais variadas áreas da ciência: Psicologia, Neurociência, Psicomotricidade, entre outras.

"A educação integral é um meio indispensável para realizar todos os outros direitos humanos. Não existe uma educação não integral que seja direito humano, pois a educação integral é um direito humano em si", defende o economista e professor Ricardo Paes de Barroso professor, que possui pós-doutorado em Estatístico pelo Centro de Pesquisa em Economia da Universidade de Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale.

E aí, você concorda?