Você já pensou em como não fazer nada pode ser um grande programa para as crianças? Sim! Em uma época de agenda cheia (aula de teatro, robótica, inglês, show no sábado à tarde, cinema à noite, ida ao parque e ao shopping no domingo... ufa!) e muita pressão para a criançada ser brilhante em tudo o que faz, deitar na grama e adivinhar formas nas nuvens do céu pode ser a experiência mais estimulante para os pequenos.

Digo isso porque não raro me perguntam como faço para estimular a Donatella e prepará-la para o mundo tão competitivo que a espera lá na frente. Nessas horas, observando ela tão pequenininha ainda, distraída com as coisas miúdas da vida, uma folha, uma pedra, uma flor, fico surpresa com a cobrança excessiva. Ainda não foco as atividades dela pensando nessa competição do futuro. Tenho sempre o cuidado de preservar o momento do brincar. Afinal, tudo passa muito rápido, e a vida já vai encarregar de dar essa carga. Ainda acredito que mais do que enchê-la de tarefas, brinquedos, coisas, é fundamental deixá-la experimentar o lúdico, ajudando a torná-la um adulto com valores, princípios e integridade.

E eu não estou sozinha. Vários especialistas em infância reforçam a importância do brincar na formação do ser humano, lembrando que são necessários momentos de ócio para o autocontrole das emoções. Sabe quando não temos nada para fazer? Encontrar soluções de distração tendo como base os recursos disponíveis é um estímulo e tanto para a imaginação, a criatividade e a inteligência dos pequenos. Proporcionar esses "espaços em branco" é necessário para a criança se sentir livre, e o caminho para isso é "conquistar" o tempo, mesmo que seja um pouco por dia: pode ser um olho no olho entre pai e filho antes de dormir, um passeio ao ar livre sem rumo certo, deitar na grama, aproveitar a companhia um do outro em silêncio: enfim, fazer "nada".

Por isso, quando me perguntarem novamente o que eu faço para a Donatella, que ainda nem fez dois anos, se preparar para o mercado competitivo, direi com muito orgulho: eu deixo ela ser criança. E desfruto desse imenso tesouro ficando juntinho dela!