Viagens em família são, hoje, um dos focos principais dos hotéis espalhados pelo mundo.
O motivo é simples: esse tipo de turismo tem gerado cada receita cada vez maior.
Segundo a Family Travel Association, chega a US$ 500 bi a quantia que a indústria do turismo em família movimenta. De olho nesse mercado, cada vez mais os hotéis criam atrações para as crianças, impulsionando a hospedagem de famílias.
Hoje, 88% dos pais afirmam que provavelmente viajarão com os filhos no próximo ano, de acordo com pesquisa sobre Viagem Familiar, feita nos Estados Unidos, no ano passado.
Piscinas que parecem lagoas, clubes de recreação e experiências como alimentar animais acompanhados de um biólogo enchem os olhos dos pequenos. E deixam os pais descansados durante a viagem.
“Os clubes infantis dos hotéis costumavam ser quartos sem janelas com giz de cera”, diz Julie Danziger, diretora de serviços de viagens de luxo da Ovation Vacations, ouvida pela revista Exame. Agora, diz ela, eles se tornaram campos de treinamento interativos para a formação de cidadãos globais.
Um exemplo: no L’Apogée Courchevel, um sofisticado resort de esqui nos Alpes franceses (foto acima), o clube Mini VIP 1850 oferece oficinas de perfumaria e fabricação de chocolate para crianças.
Ainda segundo a revista, muitos pais indicam que comodidades para as crianças são um fator fundamental para decidir onde se hospedar.
E isso não é apenas uma ideia para gerar receita, mas pela própria sobrevivência em um mercado disputadíssimo. O tempo em família não é apenas uma prioridade para as pessoas, mas também para os hotéis.