Uma alimentação saudável é fundamental para um bom desenvolvimento das crianças, seja em casa ou na escola. Na primeira semana de janeiro, a prefeitura de São Paulo sancionou o projeto de lei que retira salsichas, linguiças, salames, mortadelas e chouriços, sejam eles defumados ou não, do cardápio das crianças e dos adolescentes. A notícia repercutiu no site Catraquinha, que conversou com o vereador que criou o projeto. 

A previsão é que a nova norma entre em vigor em 60 dias, ou seja, até o início de março, após a regulamentação do projeto. O PL 587/2015 é de autoria do vereador Gilberto Natalini (PV) e foi aprovado na Câmara dos Vereadores em outubro de 2017. O objetivo da administração municipal é fazer uma campanha entre professores e estudantes para alertar sobre os riscos do consumo desses alimentos.

Segundo o vereador, o consumo excessivo de embutidos pode causar obesidade, diminuir a expectativa de vida, aumentar a incidência de doenças coronárias e diabetes. Tudo isso devido ao alto teor calórico e da presença de substâncias tóxicas, do tipo cancerígenas, como nitrito e nitrato.