Construir o próprio brinquedo sempre dá um gostinho de aventura para a hora da diversão. 

Bonequinhos de gesso podem significar horas de lazer, além de exercícios de criatividade, coordenação motora e paciência. 

Foi por isso que gostamos tanto da ideia de Jean Van’t Hul: fazer moldes com massinha de modelar. Além de ficar mais simples (você não precisa comprar moldes de plástico ou silicone), a quantidade de formas a serem criadas, dessa maneira, é infinita!

É bem fácil. Para começar, escolha o seu molde. E quase tudo serve: desde um brinquedo de plástico até a textura de uma folha do jardim. A única necessidade é que o objeto tenha estrutura suficiente para moldar a massinha. 

Feito isso, é só pressionar o seu molde em um bloco grande de massinha de modelar, formando a cavidade onde você despejará o gesso depois. Veja a figura abaixo.

Massinha moldada, é hora de despejar o gesso nas forminhas. Se você nunca fez gesso antes, não se preocupe: é muito fácil! Dê uma olhada neste passo a passo. Para não fazer bagunça, a dica é usar um saquinho como se fosse uma manga de confeiteiro. 

Encha o saco com a mistura do gesso já pronta e faça um furinho em um dos cantos.

Chegou a hora da paciência: esperar o gesso secar bem para depois desenformar. 

É só puxar a peça que ela se desprenderá com facilidade da massinha. 

E pronto! Agora é soltar a imaginação e desenvolver as suas habilidades com os pincéis. 

Para pintar o novo brinquedo, sugerimos o uso de tinta guache.