Em uma experiência emocionante, o Museu da Empatia e sua exposição "Caminhando em seus sapatos…"  está instalado no Parque do Ibirapuera. Desde 18 de novembro a 17 de dezembro, a área externa do Pavilhão da Bienal recebe a atividade que tem como objetivo ensinar e promover a empatia.

A mostra pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 19h, e sábados e domingos, das 11h às 20h. As senhas são distribuídas no local, 25 pessoas por vez podem escolher pares de calçados para caminhar enquanto ouvem histórias que vão de conquistas ao luto, do amor ao preconceito, entre outras emocionantes experiências. O título faz referência a expressão “to walk in someone’s shoes” (andar com os sapatos de alguém), que significa “estar no lugar ou na pele de alguém.” O sentido é de passar por uma situação para saber pelo o que a pessoa está passando. 


Leia também:

Crianças respondem sobre questões de adultos

Exemplos de tolerância e diversidade


Tudo isso ocorre dentro de uma instalação que faz referência a uma caixa de sapatos gigante, onde estão pares de calçados disponíveis acompanhados de histórias que abordam a diversidade do ser e seu pertencimento comum à humanidade.

Funciona assim: o visitante escolhe um sapato ou uma história que gostaria de ouvir. Ao escolher um deles, o visitante é convidado a caminhar com os sapatos pelo espaço, enquanto escuta o depoimento da pessoa a quem eles pertenceram.