Se tem passagem comprada pra Amsterdã por aí, tem dica imperdível por aqui. Os lindos canais, as mais de quatrocentas pontes, a arquitetura, as flores (quanta tulipa!), os lindos pores-de-sol e os moinhos de vento da capital holandesa são dignos das melhores férias do mundo para qualquer família que curta história, arte, gente descolada e muita diversão. Dentre as centenas de atrações da cidade, no entanto, o Museu Van Gogh se destaca com uma grande sacada pensada para o público infantil que faz a visita valer a pena.
Ao chegar no enorme e moderno prédio, um telão já anuncia parte do acervo. Mas além de ser casa da maior coleção de obras do impressionista Vincent van Gogh, o museu tem uma surpresa bem divertida para as crianças. Vá direto ao balcão de informações e peça um exemplar do mapa da caça ao tesouro.
O material é gratuito e está disponível em inglês e holandês. Tarefas a serem cumpridas e perguntas a serem respondidas levarão os pequenos a procurar por detalhes e obras que talvez passariam despercebidas em uma visita normal. A proposta, que é indicada para crianças dos 6 aos 12 anos, desperta a curiosidade e garante um elemento de brincadeira na hora de explorar a história desse artista tão importante.
Além disso, uma réplica do famoso quadro Girassóis convida o público a aguçar os sentidos. O primeiro passo é, basicamente, fazer o que todo mundo quer e nenhum museu permite: tocar na obra para sentir o relevo e a textura das pinceladas de tinta. Depois, uma caixinha amarela guarda o cheiro dos campos de girassóis. Por fim, fones de ouvido permitem que você escute a obra e completam a pequena imersão dos cinco sentidos em pura arte.
A entrada é gratuita para crianças até 17 anos e custa de 18 a 23 euros para os adultos - e o bacana de optar pelo ingresso mais caro é a compra do guia multimídia, que orienta a visita e explica as obras em diversos idiomas, incluindo o português.