Achei muito interessante o texto escrito por Victoria Prooday sobre o atual comportamento das crianças. Victoria é uma terapeuta ocupacional que trabalha com crianças, pais e professores. Com seu trabalho, ajuda crianças a superar desafios de desempenho na escola, em casa e no convívio social. 

Segundo ela, as crianças de hoje chegam à escola emocionalmente indisponíveis para aprender. Para confirmar esse comportamento, ela lista uma série de fatores ligados à vida moderna. A tecnologia é um desses aspectos que acabam deixando nossos filhos entediados com a vida longe das telas e dos aparatos tecnológicos. Segundo Victoria, as crianças acham a "realidade" dos games muito mais interessante e desafiadora. 

Outro problema que ela cita é a falta de capacidade para esperar. Tenho percebido que paciência é um desafio para muitos jovens. Hoje, os pais tendem a atender de forma muito rápida os pedidos das crianças - o que é prejudicial, já que na vida adulta é necessário saber esperar. Além disso, as responsabilidades dentro de casa, como arrumar os brinquedos ou ajudar na cozinha lavando a louça, deixaram de ser cobradas pelos pais. "Eles precisam aprender deveres, responsabilidade. Precisam fazer pequenas coisas para que sejam recompensados", afirma. 

Outro problema relacionado ao excesso de uso da tecnologia é que as crianças pararam de brincar na rua e vivem apenas dentro de casa, no seu mundinho particular - o que afeta as suas capacidades sociais de relacionamento 

Na sua experiência profissional, Victoria percebe que as crianças acham a escola tediosa: não são cobrados, ganham o que pedem na mesma hora e estão despreparados para conviver em sociedade. O recado que ela deixa aos pais: "precisamos cobrar mais, ensinar mais, estar mais presentes para que eles estejam preparados para a vida adulta". Ou seja, é preciso que sejamos pais presentes, firmes e disponíveis para os filhos a fim de criar adultos capazes de uma vida plena.