Especialistas calculam que, até mais ou menos os dois anos, a principal ferramenta de aprendizagem de uma criança são os cinco sentidos. A experimentação é o que mostra, pouco a pouco, de que é feito o mundo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Depois dessa fase e até lá pelos nove anos, como coloca o filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, nada melhor que o exemplo para ensinar valores, regras e toda sorte de novidades para os pequenos.

Até esse ponto da vida, a capacidade de argumentar ainda não é o forte das crianças e, por isso, elas não respondem tão bem aos ensinamentos que vem em forma de raciocínios lógicos. Melhor investir em comportamentos positivos que você gostaria que a criança imitasse.

Confira dicas de como dar o primeiro passo em direção à educação pelo exemplo:

Consistência
Aprender algo novo de primeira é difícil até para os adultos - imagine, então, como fica para as crianças. É preciso paciência para exemplificar comportamentos desejáveis repetidas vezes ao longo de vários meses.

Respeito
Reconhecer os limites das crianças e respeitá-los também é fundamental. Esse entendimento inibe, por exemplo, broncas como tentativa de corrigir um comportamento reprovável (estratégia que, muitas vezes, acaba apenas magoando e não ensinando nada). Compreenda até onde o pequeno consegue ir com as ferramentas que tem e encoraje que ele siga adiante no seu tempo.

Honestidade
Você também erra, e assumir isso com seriedade demonstra consideração pela pessoa que o seu filho é e cuidado com os sentimentos da criança - e ensina, através do exemplo, que ele seja honesto na hora de demonstrar consideração por você também.