Muito longe, muito ermo, muito selvagem. O Jalapão é um dos destinos mais bonitos do Brasil, mas ainda é considerado por muitos uma viagem complicada. 

O número de turistas na região vem aumentando consideravelmente ano a ano. A ajudinha significativa veio da novela O Outro Lado do Paraíso, filmada por lá e exibida pela Rede Globo entre o fim de 2017 e o início deste ano. Mas os poucos milhares de visitantes ainda estão muito atrás dos milhões que se deslocam para pontos famosos do país como Porto de Galinhas e Fortaleza, por exemplo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades

Quem resolve se aventurar pelo Parque Nacional do Jalapão é recompensado por belezas naturais únicas. Localizado no Tocantins, ele tem mais de 30 mil quilômetros quadrados e é onde mora um dos maiores pedaços de vegetação nativa brasileira. 

É claro que a fama de ser um destino arrojado não vem do nada. É preciso circular em carros com tração nas quatro rodas, e o ideal é estar sempre acompanhado por guias que conhecem bem a região. 

E nada impede que famílias com crianças, especialmente maiores, divirtam-se a valer por lá. Você vai precisar de muito repelente, protetor solar, garrafinha d’água e, talvez, um colo para os menores em alguns pontos de trilha - mas nada que inviabilize a alegria da família. 

E, fala a verdade, você consegue imaginar a cara de espanto e felicidade das crianças ao ouvirem que tomarão banho em águas azuis absolutamente cristalinas onde é impossível afundar?

Os fervedouros aparecem como verdadeiras piscinas em meio à natureza e deixam muitos turistas intrigados. Acontece que nesses pontos ficam as nascentes de rios subterrâneos. A água em que você se banha surge ali fazendo pressão para cima, o que faz com que você não consiga tocar o fundo e fique invariavelmente na superfície.

O nome fervedouro vem da areia branquinha que borbulha no fundo o tempo todo. Há muitos vídeos por aí que dão uma ajudinha na hora de entender o fenômeno.

E é lá no Jalapão que você poderá fazer um safari sem sair do Brasil! 

Parte da Savana Brasileira, como é conhecida uma porção do cerrado, fica lá. Há empresas que oferecem pacotes com alimentação, transporte e hospedagem incluídos para que você não precise se preocupar com nada além de aproveitar. 

Dunas, trilhas, imensas cachoeiras, fauna, flora, artesanato e cultura locais esperam por você no Jalapão nas próximas férias!