Falar sobre abstrações e subjetividades com crianças é tarefa que bota medo em muito adulto por aí. Mas por que será que assusta tanto? E será que existe pergunta que só serve pra gente grande?
Parece que não. Tudo vai da maneira como o assunto é colocado, o tipo de resposta que se busca e a disposição que se tem para iniciar um diálogo e participar dele.
Para os participantes do programa Curumim do SESC Belenzinho, em São Paulo, a pergunta da vez não foi das mais simples. Eles reuniram uma turma de 7 a 13 anos e questionaram: o que éarte? Muito marmanjo por aí tem certeza de que essa questão é um bicho de sete cabeças e prefere nem arriscar, mas a molecada se aventurou.
Do jeitinho delas, com as experiências e as ferramentas que têm, as crianças definiram a palavra. E veio muita fofura: a capinha do meu celular, a câmera... um amigo.
Dá o play para conferir.
Com mais de 25 anos de existência, o Curumim é um programa de educação não formal do Sesc em São Paulo, direcionado para crianças de 7 a 12 anos. Ele é oferecido em várias cidades - confira aqui onde você pode levar seu filho.
Através de encontros semanais – e por meio de brincadeiras, passeios, atividades culturais e esportivas –, o projeto busca contribuir para o desenvolvimento de autonomia, afetividade, cooperação, senso crítico, cidadania e o respeito pelo próximo.